Reforço e Punição no Adestramento de Cães
Neste artigo você vai entender os conceitos básicos do adestramento canino. O que é punição e reforço e quais são os seus tipos. É muito importante entendê-los para ter o adestramento de sucesso do seu cão.
O que é Reforço e Punição?
Como o próprio nome diz, reforço serve para que o cão tenha mais chances de repetir determinado comportamento. Por exemplo: se o cão está pulando nas pessoas e recebe um reforço, ele provavelmente fará isso mais vezes.
Já a punição tem função contrária. Ela é usada para diminuir a probabilidade do cão realizar determinado comportamento (normalmente um comportamento indesejado).
Tipos de Reforço e Punição
Existem dois tipos de reforço (positivo e negativo), assim como existem dois tipos de punição (positiva e negativa).
Diferente do que muitas pessoas pensam, negativo e positivo não significa ser algo bom ou ruim para um cão, mas indica se algum estímulo vai ser adicionado ou retirado.
Ou seja:
Negativo: quando um estímulo (bom ou ruim) é retirado do cão.
Positivo: quando um estímulo (bom ou ruim) é adicionado.
Exemplos de Reforço
Reforço Positivo: é a adição de um estímulo bom. É a famosa recompensa. Ex: Quando você pede para o cão sentar, ele obedece e você dá um petisco.
Reforço Negativo: é a retirada de um estímulo ruim. Ex: Enquanto o cão está puxando a guia, ele recebe uma pressão da coleira no pescoço. Quando ele para de puxar, a pressão no pescoço acaba.
Exemplos de Punição
Punição Positiva: é a adição de um estímulo ruim. Ex: Quando o cão pula em uma pessoa na rua, ele recebe um tranco na coleira.
Punição Negativa: é a retirada de um estímulo bom. Ex: Quando o cão fica muito agitado ao ver a guia (porque sabe que vai passear) e você a guarda novamente.
Saiba mais sobre adestramento no curso de adestramento que recomendamos, o mais vendido do Brasil.
Esperamos que você tenha gostado desse artigo! COMPARTILHE com os seus amigos!