Como Ensinar o Cachorro a Não Morder [Guia Definitivo]

Seu cachorro te morde sem parar? Vamos te mostrar os motivos para isso acontecer e como ensinar o cachorro a não morder de uma vez por todas.




Antes de tudo, é importante entender que é normal que os cães queiram nos morder, principalmente quando são filhotes.


A mordida é uma forma de interação para os cães, que na maioria das vezes mordem para brincar.


Por isso, não é porque o seu cachorro te morde que ele é/vai ser agressivo.


É claro que existem cães que mordem porque se tornaram agressivos/possessivos, mas isso é menos comum e mais complexo de ser resolvido. Nesses casos, recomendamos que você entre em contato com um adestrador positivo.


Para acabar com esse problema, primeiramente você precisa entender os motivos para ele acontecer.





Fatores que contribuem para o cachorro morder o dono


  • Gengivas coçando durante a fase da troca de dentes (normalmente entre os 4 e 7 meses): nessa fase ele sente a necessidade de morder algo para aliviar o incômodo.

  • Cão retirado da ninhada muito cedo: os cães aprendem a moderar a força da mordida com os irmãos, que choram e param de brincar quando ela é muito forte. Por isso, tirar o cachorro da ninhada antes dos 60 dias pode colaborar com as mordidas.

  • Incentivo do dono: quando o tutor acha engraçado/divertido o cachorro brincando de morder e incentiva-o a continuar, certamente o cachorro nunca deixará de morder.

  • Falta de brinquedos: morder e roer é uma necessidade natural dos cães. Se ele não tiver algo para satisfazer essa necessidade, ele morderá você ou os seus móveis.


Além disso, os cães podem morder simplesmente para brincar e interagir com as pessoas. Quando isso acontece, é porque ele não sabe que esse comportamento é errado.





Como ensinar o cachorro a não morder


Por incrível que pareça, não é difícil. Basta ter paciência e aplicar a técnica de adestramento que vamos te apresentar aqui.


O processo é bastante simples: interaja com o seu cão normalmente, quando ele te morder, pare de brincar imediatamente e comece a ignorá-lo.


Você pode até mesmo fazer um "chorinho de cachorro” ou dizer “ai” quando ele te morder (sem gritar, para não assustar o cão) e logo depois parar de brincar.


Por mais que isso pareça estranho, realmente funciona, já que é assim que os irmãos de ninhada fazem para indicar que a mordida machucou.


Faça isso sempre que o seu cão te morder, assim, ele começará a entender que você não gosta das mordidas.


Lembre-se de disponibilizar brinquedos para que o cachorro tenha a oportunidade de satisfazer suas necessidades naturais de morder e roer. Isso é muito importante, principalmente durante a troca de dentes.


Veja outra técnica super eficiente em uma aula do adestrador Gustavo, criador do curso Adestramento Descomplicado.


Clique aqui para aprender a adestrar o seu cachorro com o Gustavo.


O que NÃO fazer

  • Dar broncas ou gritar: broncas e gritos assustam o cachorro e destroem o seu relacionamento e confiança com ele.

  • Fazer barulho com latas ou algo do tipo: isso pode traumatizar o cachorro e deixá-lo com medo de barulhos comuns do dia a dia.


Esperamos esse artigo sobre como ensinar o cachorro a não morder tenha te ajudado! Deixe a sua dúvida nos comentários, responderemos assim que possível.


COMPARTILHE esse artigo com os seus amigos!

  • seu dog mais feliz instagram
  • seu dog mais feliz twitter
  • seu dog mais feliz pinterest

© Todos os Direitos Reservados · Política de Privacidade