Como Adestrar seu Cachorro com o Clicker [Passo a Passo]

Nesse artigo você vai entender como adestrar o cachorro com o clicker, ferramenta utilizada por muitos adestradores do mundo inteiro que acelera resultados de uma forma surpreendente. Leia atentamente até o final, aqui tem muito conteúdo!



O que é o Clicker? Para que serve?


O clicker é uma ferramenta utilizada por muitos adestradores pelo mundo que utiliza o condicionamento operante como princípio. Nada mais é que um marcador de acerto que emite um som ("click") para indicar o momento exato em que o cão apresentou um comportamento da maneira correta.


É importante dizer que o clicker não dá comandos e nem é uma recompensa. Na verdade, ele indica que uma recompensa está por vir, como um petisco.


Quanto mais específico for o comportamento desejado e quanto maior for o critério, maior a importância do clicker.





Como começar a adestrar o cachorro com o clicker


Diferente do que muitas pessoas acham, o cão não nasce sabendo o significado do barulho. VOCÊ deve ensinar ao seu cão o significado do "click", fazendo desse som um tipo de reforço condicionado.


Esse processo de ensinar o significado do som é chamado de "carregamento do clicker" e é feito por meio de uma associação.


Caso o seu cão fique com medo do som, recomendamos que você faça uma dessensibilização ou então use um marcador com o barulho mais baixo. Você pode utilizar até mesmo uma caneta retrátil, que possui um som mais leve.





Como fazer a associação


Para fazer essa associação deve-se repetir várias vezes o seguinte processo: apertar o clicker, dar o petisco.


É importante fazer uma pausa de 1 segundo entre o "click" e o seu movimento de entregar o petisco com a mão.


É importante também manter a mão que você usa para entregar o petisco imóvel no momento do "click" e durante o intervalo de 1 segundo, para evitar que o cão entenda outro movimento como um sinal de que ele acertou.


Recomendamos que essas sessões de associação durem no máximo cinco minutos, para não se tornar algo chato.


Faça essas sessões enquanto o cão está com fome, assim ele estará mais interessado em ganhar o petisco e mais focado no treinamento.





Como saber se o cão já entendeu o significado do som


Existem algumas formas de saber se o cão já entendeu o significado do som, aqui vão algumas delas:


Se depois do "click" ele já começa a esperar o petisco, ele já está começando a entender. Faça o exercício de associação mais algumas vezes para garantir.


Outro bom teste para saber se o cão entendeu é: quando ele estiver um pouco longe de você, aperte o clicker. Se ele correr/andar rápido para perto de você e ficar esperando a recompensa, ele já entendeu o significado.


A velocidade de entendimento varia de cão para cão, por isso, não tenha pressa. Tenha certeza de que o seu melhor amigo entendeu o significado do "click" antes de utilizar a ferramenta para ensinar comandos.


É importante sempre dar o petisco após o som, pois quanto mais o cão escuta o "click" e não recebe o petisco, menor o poder do clicker vai ficando e menos o seu cão dará valor ao barulho.





Como ensinar comandos e truques com o clicker


Para ensinar comandos com o clicker basta clicar no momento exato em que o cão realizar o comportamento desejado.


Para ensinar o cão a sentar, por exemplo, você deve clicar assim que ele colocar o bumbum no chão.


Atenção: o clicker não dá resultados imediatos, ele apenas os acelera. Todo comando deve ser ensinado com várias repetições e com paciência.


Nessa fase, você não precisa se preocupar tanto com deixar a mão imóvel, pois seu cão já entendeu que o que antecede a recompensa é o som.


Veja como ensinar o cachorro a cumprimentar usando o clicker.





É preciso usar o clicker para sempre?


Não. Uma vez que o comando, como o "senta", já foi aprendido, a utilização do clicker não é mais necessária para recompensar aquele comando.


Apesar disso, você pode sim continuar usando o clicker mesmo se o cão já aprendeu o comando, lembrando sempre de oferecer a recompensa após clicar.





Posso usar um marcador verbal no lugar do clicker?


Sim, você pode usar um marcador verbal no lugar do clicker. Porém, marcadores verbais não têm a mesma eficiência do clicker, principalmente com comandos muito específicos e criteriosos.


Caso você prefira utilizar um marcador verbal, recomendamos que ele seja uma palavra curta e não muito comum no dia a dia, como "yes", "ok" ou "isso".


Se uma palavra ou expressão muito longa for usada, vários comportamentos que aconteceram durante a fala podem ser recompensados (o que não é bom).


Para ensinar o significado de um marcador verbal para o cão o processo é o mesmo, a associação. A única diferença é que no lugar do "click", você deve dizer a palavra.


Saiba mais sobre adestramento no curso de adestramento que recomendamos, o mais vendido do Brasil.


Esperamos que você tenha gostado desse artigo! COMPARTILHE com os seus amigos!

  • seu dog mais feliz instagram
  • seu dog mais feliz twitter
  • seu dog mais feliz pinterest

© Todos os Direitos Reservados · Política de Privacidade